Fundador de Paróquia fará 100 anos em outubro

Evaristo de Oliveira ajudou a fundar a igreja Nossa Senhora de Fátima, no Jardim Tranquilidade

No ano em que a Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no Jardim Tranquilidade, completou 40 anos de sua fundação, os fiéis que frequentam o local têm mais um motivo para festejar.

Evaristo de Oliveira, de 99 anos, um dos fundadores da Paróquia que ainda está vivo, completará seu 100° ano de vida no dia 14 de outubro.

Com auxilio de sua esposa, Iracema de Brito Oliveira, que completará 94 anos dia 18 de outubro, Evaristo sempre foi um homem religioso.

Casados há 63 anos, Evaristo e Iracema conheceram-se durante a Guerra de 32 em Sorocaba, cidade natal da mulher.

Ele era telegrafista. Ela trabalhava lavando os uniformes dos soldados.

“Ele passava em frente a minha janela e nós ficávamos nos paquerando, até que um dia fui falar com ele”, disse Iracema ao DG.

Eles se casaram na Basílica do Carmo, em São Paulo, em 1950, e foram morar em Atibaia. Mudaram-se para Guarulhos em 1957.

Nem mesmo as dificuldades dos 93 anos, Iracema exibi um humor e disposição. Ajuda a cuidar da casa, do jardim e adora cozinhar.

“Ela não para um minuto, sempre procura algo para fazer. Lava a louça, me ajuda a cozinhar, cuida do jardim e adora passear pela rua”, disse Silvia Cristina Galhardo, que é nora do casal.

A união do casal gerou seis filhos no total, mas apenas quatro deles estão vivos.

Seu Evaristo, como é conhecido no bairro, sempre esteve envolvido em atividades religiosas. Além de ser secretário na Paróquia, ministrou a Pastoral do Batismo e o Curso para Casais.

Quando completou 90 anos, Seu Evaristo disse que “para as pessoas pode ser muito bonito, mas só eu sei o peso que tem essa idade”.

Sua esposa também o acompanhava, ela era catequista.

“Quando eu fiz catequese ela que era minha professora. E sim, ela era uma ótima professora, o que ela ensinava, ela praticava”, disse Silvia.

Um dos motivos de maior orgulho para o casal, principalmente Iracema, é o carinho que recebe dos moradores e das pessoas da região onde mora.

O casal mora em uma casa próxima a paróquia, no Jardim Tranquilidade, junto com seu filho Jorge Luiz de Oliveira, de 53 anos.

“Eu conheço todo mundo dessa rua. Todos que passam na janela me cumprimentam e perguntam como estou, desde o começo até o final da rua. Eu conheço todo mundo”, disse Iracema.

Para comemorar os 100 anos, Jorge fará uma festa na Paróquia, no dia 19 de outubro, onde quem quiser poderá celebrar junto.

Os horários da celebração ainda aguardam confirmação.

Confira o link da reportagem oficial (feita por mim) para o jornal Diário de Guarulhos aqui.

Deixe um comentário

