Existem parcerias que realmente dão certo. Muitas pessoas devem conhecer o brilhante e os filmes em que o ator Johnny Depp e o renomado diretor Tim Burton fizeram, no total são oito trabalhos no currículo do cineasta em que Depp participou (muitos deles históricos), com isso, é impossível não se lembrar. O que muita gente não sabe, ou deixa passar despercebido, é que existe outra excelente ‘parceria’ de longos anos e uma vasta lista de trabalhos entre o diretor Martin Scorsese e ator Leonardo DiCaprio.

A dupla já trabalhou junto cinco vezes. Em Gangues de Nova York (2002), O Aviador (2004) – ganhador do prêmio de melhor filme no BAFTA e no Golden Globes, que também deu a primeira e única estatueta de melhor ator a DiCaprio na mesma premiação -, Os Infiltrados (2006) – em que Scorsese venceu como melhor diretor no Oscar pela primeira vez e também levou o Golden Globes -, Ilha do Medo (2010), e o mais recente The Wolf of Wall Street (2013) – o filme tem previsão de estreia no Brasil dia 24 de janeiro -, adaptação do livro de memórias de Jordan Belfort, um corretor de títulos da bolsa norte americana que entrou em decadência nos anos 90. Sua história envolve o uso de drogas e crimes do colarinho branco.

Aos 39 anos com 29 filmes no currículo, DiCaprio começou a carreira ainda quando criança, através de comerciais , e teve participação no Clube do Mickey. Sua estreia na TV aconteceu em 1990, na série ‘Parenthood’, já seu primeiro trabalho cinematográfico veio em 1991, no filme de terror ‘Criaturas 3’. A primeira indicação ao Oscar – prêmio que mesmo com inúmeras indicações nunca conquistou – foi por ‘Gilbert Grape – Aprendiz de Sonhador’ – onde trabalhou ao lado de Johnny Depp -, na categoria de melhor ator coadjuvante, em 1994. Sua estrela começou a brilhar com a performance nas adaptações de ‘O Diário de Um Adolescente’ (1995) e em ‘Romeu + Julieta’ (1996). No entanto, sua fama mundial só chegou em 1997, aos 23 anos, com o filme vencedor de 11 Oscars, Titanic, onde interpretou o protagonista Jack Dawson, tornando-se, definitivamente, um astro em Hollywood. Foi a partir daí que sua carreira tomou outro rumo.

Depois que fez Titanic, DiCaprio recebeu o título de ‘galã’, o que não o deixou muito satisfeito. Mas isso veio a mudar em seu papel em ‘Prenda-me se for Capaz’ (2002), do diretor Steven Spielberg. O trabalho rendeu muitos elogios e nova indicação ao Golden Globes no ano seguinte. O filme foi o antecessor de ‘Gangues de Nova York’, obra que inaugurou sua parceria com o Martin Scorsese e passou a ser frequente visto a quantidade de frutos que rendeu a ambos.

“Trabalhar com DiCaprio me rejuvenesce”, disse o diretor de 71 anos durante uma entrevista.

Scorsese, que é conhecido como ‘o maior diretor americano vivo’ por críticos e estudiosos do cinema, é considerado um dos maiores diretores de todos os tempos, o que o leva a ser uma influência para várias pessoas envolvidas no meio cinematográfico, seja ator, diretor ou roteirista. Ele começou sua carreira trabalhando em filmes de baixo orçamento, com Roger Corman. Além de dirigir adaptações, Scorsese também atuou como ator em 18 filmes, sendo um deles Gangues de Nova York. No total, são 52 filmes lançados, 30 indicações ao longo de 44 anos de uma carreira magnífica.

De fato, desde o primeiro trabalho da dupla DiCaprio e Scorsese ficou nítido que essa parceria daria certo, onde evidências como a conquista do primeiro Oscar do diretor com Infiltrados, após cerca de 36 anos de trajetória, e o primeiro Golden Globes para o ator em O Aviador, deixam claro este argumento. Depois disso, as indicações, os prêmios e o reconhecimento de ambos alavancaram, tornando-os ainda mais respeitados no mundo cinematográfico. Por isso, sempre que anunciam uma nova produção juntos, as expectativas de todos para o que está por vir são imensas. Tomara que essa parceira perdure por muitos anos e continue trazendo prêmios, prestígio e reconhecimento para ambos porque, sem dúvidas, estaremos com os dedos cruzados na torcida para que isso ocorra.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s