Preconceito nosso de cada dia

Sabe aquela mania feia que todo ser humano tem de julgar algo/alguém sem ter ideia do que se passa? Então, infelizmente, também não sou diferente da grande maioria e passei por uma situação que me fez refletir muito sobre isso.

Ontem estava sozinha em casa por volta das 12h quando a campainha tocou. Achei estranho, não estava esperando nenhuma visita e todos da minha casa tem suas respectivas chaves. Assim que vi quem era pelo olho mágico pensei automaticamente “nossa, o que esse cara quer logo agora?”.

Estava concentrada fazendo um trabalho sobre religião quando fui interrompida pela campainha, o tema era judaísmo.

Assim que abri a porta, o porteiro do prédio – um senhor que tem dificuldade para andar – me pediu educadamente uma colher para almoçar.

No instante que ouvi aquilo foi como se eu tivesse recebido um tapa bem no meio da cara, fiquei alguns segundos sem reação e com vergonha de mim mesma por tê-lo julgado pelo que os outros haviam me dito, por simplesmente achar que ele iria me incomodar.

Tentei ser o mais amável e educada possível, sério, sem um pingo de ironia. Fui até a cozinha, peguei a colher – já que ele não quis um garfo – e entreguei.

Uns vinte minutos depois a campainha voltou a tocar, era ele para entregar a colher. Depois que a peguei ele me olhou e disse “Deus abençoe”.

Fechei a porta, sentei em frente ao computador para finalizar aquele texto enquanto a cena voltava em minha cabeça e meu coração ficava apertado. Eu me senti mal, de verdade.

Quantos de nós pregamos uma religião, independente de qual seja, pode ser cristã, espírita ou budista. Não interessa. A questão aqui é, quantos de nós pregamos e vivemos uma religião, participamos de eventos e travamos discussões para defendê-la, mas não temos o mínimo do necessário para por em prática aquilo que aprendemos. Não temos empatia, pensamos em nós mesmos, em nosso bem-estar.

Depois desse acontecimento pude ver, mais uma vez, o quão egoísta sou e como preciso melhorar como pessoa para quem sabe um dia poder dizer que tenho sido uma cristã genuína, aquela que cumpre os passos de Jesus.

Deixe um comentário

