Crônica

A independência do Brasil

Todo mundo tem aquele primo superdotado. Inteligente, charmoso, forte. Se não tem, deve conhecer alguém muito próximo que seja assim.

Todo mundo vive perto de alguém superconfiante. Que vai a frente, assume a responsabilidade e toma decisões em nome dos outros. Se não vive, deve conhecer alguém muito próximo que seja assim.

Todo mundo deve admirar essa pessoa. Imitá-la, respeitá-la, ter confiança. Se não é assim, já o foi em algum momento da vida.

O Brasil tem um primo desses, os Estados Unidos.
Desde a puberdade, quando passou a se desenvolver, busca se inspirar no parente do norte. Ele venceu guerras, cresceu, ficou imponente. Nada mais justo do que apreciar os seus métodos. Dessa forma, ainda que a mãe tenha o ensinado a fazer de um jeito, o primo sempre terá razão. Ele é mais esperto, sabe mais do que sua progenitora.

O Brasil também fez assim. Mesmo que estivesse trilhando seu próprio caminho, os Estados Unidos ficou tão entusiasmado com seu crescimento que decidiu dar alguns palpites para, quem sabe, o parente do sul se desenvolvesse mais rápido e ainda assim mostrar como é superior, principalmente por ter conseguido transformá-lo em alguém “decente”. Já pensou?

Mas isso não deu muito certo. O Brasil tornou-se adolescente e nessa fase, além de os jovens serem uma bagunça, cometerem muitos erros na tentativa de se descobrir, graças a Deus, teve um lampejo de sabedoria e percebeu que esse primo não é o que aparenta, que por trás de todo mundo sempre há um lado ruim.

Mesmo assim, as influencias desse primo permanecem fortes. Resta ao Brasil, agora, unir forças para sair rápido dessa confusão adolescente para se tornar independente.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s