Versículo

Deus abomina a murmuração

Dia desses minha mãe fez a seguinte pergunta ao meu pai: “por que os hebreus ficaram 40 anos no deserto?”. A resposta é bem conhecida por muitos, mas nunca havia parado para refletir, de fato, nisto.

Sabemos que o povo de Israel peregrinou durante bastante tempo no deserto por causa da murmuração. Agora, será que esse conhecimento tem sido só mais uma história que aprendemos ou ele é uma verdade aplicada em nossa vida?

Como mulher, posso afirmar que o sexo feminino tende a olhar o lado ruim das circunstâncias, pelo excesso de ansiedade ou por reclamar quando as coisas começam a sair do controle. Em geral, nossa língua é grande e os hormônios nos atormentam. Não que seja uma regra.

Porém, meu pai enfatizou uma frase ao responder a pergunta: “eles passaram 40 anos no deserto porque murmuraram. E uma das coisas que Deus mais abomina é a murmuração”.

De fato, coloquei-me no lugar de Deus. Receber como agradecimento, mesmo depois de fazer tantos milagres, livrar o povo da escravidão, cuidar em cada segundo de todos os detalhes e receber em troca reclamações é bem desagradável, incômodo e injusto. Se eu, que sou humana, fico com raiva quando trato alguém bem e recebo grosseria em troca, quem dirá em situações como essa.

Prova disto se dá justamente pela permanencia de 40 anos no deserto e toda uma geração ser impedida de entrar na terra prometida por causa das queixas e ingratidão a Deus. Conforme em Números 21:05:

Mas o povo perdeu a coragem no caminho, e começou a murmurar contra Deus e contra Moisés: “Por que, diziam eles, nos tirastes do Egito, para morrermos no deserto onde não há pão nem água? Estamos enfastiados deste miserável alimento.”

Os poucos dias que passariam no deserto, tornaram-se anos graças as murmurações e falta de fé do povo. Contudo, a misericórdia de Deus é tão surreal que ainda assim Ele permitiu a entrada de hebreus com menos de 20 anos em Canaã.

Não admitimos ingratidão contra nós mesmos, com Deus não é diferente. Por isso Ele nos instrui em Filipenses 2: 14-15:

Fazei tudo sem murmurar, nem questionar,
para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus sem defeito no meio duma geração má e perversa, no meio da qual apareceis como astros no mundo”.

Agora pense. Será que o tempo de espera tem sido maior por causa da murmuração?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s